A principal função de um alternador é transformar energia mecânica do motor a combustão em energia elétrica, para carregar a bateria e alimentar outros equipamentos elétricos. A bateria deve ser carregada, para que se garanta o fornecimento de energia elétrica para o veículo com o motor desligado e para fornecer uma energia para a partida do veículo.
Para que tudo isto funcione sem interferências e segurança, será imprescindível que as capacidades do alternador, bateria, motor de partida e acessórios elétricos sejam bem dimensionados.
Aqui na Motorpart Baterias temos alternadores de vários modelos de carro, entre em Contato conosco para mais informações.
Polia: Responsável pelo contato com a correia, que vai acionar o eixo e transmitir o movimento do motor térmico.
Mancal Dianteiro: Sua função é dar o suporte para o rotor e estator e assegurar a fixação mecânica do alternador no bloco motor. O projeto dos mancais deve garantir que o alternador irá suportar os níveis de vibração de cada aplicação.
Estator: A principal função do estator é gerar corrente. O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. Na saída das fases das bobinas teremos a tensão induzida do rotor. O estator irá suportar as bobinas e ao mesmo tempo proporcionar a concentração das linhas do campo magnético.
Rotor: É composto pelo eixo, bobinas e garras polar; sua função é gerar um campo eletromagnético que induzirá corrente alternada no estator. O diâmetro e a largura da bobina e garra polar determinam o campo magnético do rotor. Este campo junto com o diâmetro e largura do estator determinam a potência do alternador.
Ponte Retificadora: A função principal da ponte retificadora é transformar (retificar) a tensão alternada em tensão contínua. Os componentes elétricos que garantem esta retificação são os diodos. Para que os diodos possam atuar, eles devem estar ligados eletricamente em ponte retificadora. A ligação elétrica é garantida pelo conector, parte de plástico sobremoldado que contém as conexões de cobre.
Regulador: Composto pelo módulo eletrônico (regulador de tensão), escova (fornece tensão para o rotor) e capacitor (filtro). O regulador deve manter a tensão regulada dentro dos parâmetros pré- estabelecidos. A função básica do regulador pode ser representada por uma “chave” que abre-e-fecha. Quando a tensão está muito alta ele “abre a chave” (abre o circuito) de excitação do rotor, diminuindo a tensão no alternador. E quando a tensão está muito baixa ele fecha o circuito, aumentando a corrente de excitação do rotor.
Capô Plástico: Sua função é proteger os contatos elétricos da ponte retificadora e também não permitir que durante a manutenção do motor térmico tenha-se acesso aos terminais elétricos.